Constelar Home
menu
Um olhar brasileiro em Astrologia
 Edição 126 :: Dezembro/2008 :: -

Busca temática:

Índices por autor:

| A - B | C - D | E - F |
| G - L
| M - Q | R - Z |

Explore por edição:

1998 - 2000 | 2001 - 2002
2003 - 2004 | 2005 - 2006
2007 - 2008 | 2009 - 2010
2011 - 2013 |

País & Mundo |
Cotidiano | Opine! |
Dicas & Eventos |

TÉCNICAS DE PREVISÃO EM ASTROLOGIA MUNDANA

A Chave Secreta da Astrologia

Raul V. Martinez

Ao prever com antecedência de 15 anos o incêndio de Londres e um grande surto de peste bubônica, William Lilly deixou um desafio para as gerações seguintes: que técnica teria utilizado? Para Raul V. Martinez, o próprio Lilly forneceu a chave ao revelar que utilizava a "Cabala contida na Astrologia".

- em homenagem a William Lilly -

William LillyEm sua autobiografia, publicada em 1715 por Elias Ashmole, William Lilly afirma que em predições de sucesso, como a do Incêndio de Londres (1666), utilizou uma Chave Secreta da Astrologia, ou da Astrologia Profética. Diz que este conhecimento não obteve em livros, ou manuscritos, mas que o deduziu da 'Cabala contida na Astrologia'.

Em suas obras, Lilly (Fig. 1, ao lado) não revelou esse segredo.

Para Lilly, o que significaria Cabala?
Que tipo de Cabala está contido na Astrologia?
Como essa Cabala poderia ser associada a determinados dias?

Significados de Cabala:

  1. Tratado filosófico-religioso hebraico que pretende resumir uma religião secreta que se supõe haver coexistido com a religião popular dos hebreus.
  2. O conteúdo desse tratado, particularmente a decifração de sentido secreto da Bíblia, e teoria e simbolismo dos números e das letras.
  3. Designação comum a movimentos místicos e esotéricos europeus do século XII em diante.

Possivelmente o conceito de Cabala, para Lilly, estivesse mais próximo do segundo, ou seja, de correlações das 22 letras do alfabeto hebraico antigo, principalmente com os números e significados dos Arcanos Maiores do Tarô.

- Existe forma de associar conceitos cabalísticos com dias do ano, como é possível ler em alguns textos na Internet, mas que parece não estar de acordo com a Astrologia praticada por Lilly.

Na autobiografia, Lilly fala de número ou números atribuídos aos planetas. Esses números, além de serem utilizados por ele em talismãs, possivelmente fazem parte da Chave Secreta – que deduziu da'Cabala contida na Astrologia', ou que deduziu de associações entre elementos astrológicos com ‘números’ e ‘significados’ de Arcanos Maiores do Tarô.

Astrologia e Tarô: correlações

Seguem-se possíveis correlações entre elementos astrológicos utilizados por Lilly e elementos associados aos Arcanos Maiores do Tarô.

Tarô

Fig. 2 - Arcanos Maiores do Tarô

1 - Na maioria das cartas astrológicas apresentadas por Lilly figuram os valores numéricos das 12 cúspides das casas, das posições dos 7 planetas antigos, dos 2 Nodos Lunares e da Parte da Fortuna. Ou seja, figuram 22 (12+7+2+1) elementos numéricos.

2 - Nas 'quadruplicidades astrológicas', a soma dos números dos 4 signos cardeais, Áries, Câncer, Libra e Capricórnio (1+4+7+10), também é igual a 22.

3 - A soma dos números dos 4 signos fixos, Touro, Leão, Escorpião e Aquário, é igual a 26. Número que ultrapassa em 4 o número do conjunto dos Arcanos Maiores. Ou seja, o número 26 é o quarto Arcano de um novo ciclo de Arcanos Maiores. Nesse ciclo é o O Imperador, ou 'Pedra Cúbica', que concorda com a natureza básica dos signos fixos, pela forma regular, estável, fixa, do cubo.

4 - A soma dos números dos 4 signos comuns, Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes, é igual a 30, número 'comum' dos graus de cada um dos 12 signos.

5 - A soma dos números de todos os signos (do 1 ao 12) é igual a 78, número da totalidade dos Arcanos do Tarô.

6 - Pela semelhança de nomes, é possível que a 'Chave Secreta da Astrologia' ou ‘da Astrologia Profética envolva um tipo de profecção.

  • Lilly, na página 715 de Christian Astrology, diz que profecção e progressão são a mesma coisa, e não são mais do que uma alternância regular e ordeira dos significadores, de acordo com a sucessão dos signos.

7 - São particularmente importantes as direções ou profecções de significadores com seus regentes, e aquelas de regentes com os significadores que regem.

  • Devido ao envolvimento das cúspides das casas, é bom lembrar que Lilly utilizava Regiomontanus como sistema de domificação – que também é o utilizado nas cartas deste texto.

8 – Tudo indica que esses arcos de direção ou de profecção estejam ligados a números de Arcanos Maiores do Tarô; principalmente a números de Arcanos associados a planetas que possuem qualidades de execução e de concretização, como as que são atribuídas a Marte e a Saturno na astrologia. Como Lilly previu corretamente a data do incêndio de Londres, é possível que os arcos de profecção sejam formados a partir de um número de dias (ou de horas) e de um número de Arcano Maior.

  • Neste estudo, essa direção particular é chamada de profecção.

9 - Devido à primazia dos signos cardeais, acrescida da importância da soma dos números de seus signos ser 22, as profecções de Lilly parecem ligadas a ingressos planetários nos signos cardeais; possivelmente a ingressos de seus respectivos regentes – como foi o ingresso de Saturno em Capricórnio, em 19 de dezembro de 1664, do calendário Gregoriano, às 19:48:50 LMT, em Londres, imediatamente anterior à peste e ao grande incêndio previstos por ele, pois esse ingresso indica claramente essas ocorrências trágicas.

10 – Os pontos progredidos pelos arcos de profecção 'ativam' significadores nas cartas de ingresso, principalmente por conjunção e oposição – embora quadraturas e eventualmente trígonos e sextis também possam ser considerados.

11 - Nos ingressos em signos cardeais, dos respectivos regentes (Saturno em Capricórnio, Marte em Áries, Lua em Câncer e Vênus em Libra), construídos para determinado lugar ou pais, se tem:

  • que esses ingressos, em seus períodos de validade, se correlacionam com fatos, da natureza do ingresso, que aconteceram ou que virão a acontecer no lugar geográfico para onde o ingresso foi calculado.
  • pela natureza de Saturno e de Marte, seus ingressos nos signos que regem normalmente devem ser considerados juntos; a relação de Marte (o executor) com Saturno (o programador) é fortalecida por Marte se exaltar em Capricórnio.
  • na astrologia, em particular na forma praticada por Lilly, a Lua é muito importante. Na hipótese que está sendo testada é significadora geral dos acontecimentos, podendo seus ingressos em Câncer confirmá-los ou não.

12 – Ainda sobre Saturno e Marte: aproximadamente o número de dias de um ciclo de Saturno no zodíaco é igual ao número de dias de 15 ciclos de Marte.

Diabo13 - 15 também é o número de um dos Arcanos Maiores ligados a Saturno, O Diabo – as 'forças descendentes', que concretizam a ocorrência dos fatos. Esse nome assustador do Arcano talvez lhe tenha sido outorgado para afastar investigações que podem levar a previsões preocupantes (Fig. 3, ao lado).

14 – Imagens invertidas, como a do 'pentagrama com um vértice para baixo', são associadas a forças infernais, diabólicas; a figura mais famosa de Lilly, que ilustra sua previsão do incêndio de Londres, é aquela com duas crianças sendo queimadas com as cabeças para baixo.

15 – William Lilly, autor de Christian Astrology ('Astrologia Cristã'), a maior obra de referência da Astrologia Horária, declara na parte inicial desse livro que é grato à Divina Providência e a Deus Todo Poderoso por sua capacidade astrológica; e suas práticas em nada podem ser consideradas diabólicas. No entanto há quem associe a Astrologia Horária, erroneamente, ao ‘diabo’ ou demônio, e não, eventualmente, ao Arcano de número 15. Como exemplo  desse tipo de associação errada, o grande Morin de Villefranche, ao tratar da Astrologia Horária, no Livro 26 ('Das Interrogações e Eleições') da Astrologia Gallica, coloca como título do Capítulo VII da Primeira Parte: Arabum Doctrina de Interrogationibus est Diabolica.

16 – O número 15, quando "reduzido" a 1 algarismo (1+5=6), fornece o 6, número da divisão da circunferência pelo raio, do hexágono regular, dos dois triângulos eqüiláteros do Selo de Salomão ou Estrela de David, também com correlações cabalísticas.

17 – O Arcano 6, O Amoroso, é associado às Forças Ascendentes e às Forças Descendentes, a certa possibilidade de escolha (ou de livre arbítrio) do sentido ou  direcionamento da energia criadora; se para cima, para a criação mental, ou para baixo, para a procriação.

Lua18 – Neste texto, são associados a Marte os Arcanos de números 13 e 16, a Saturno os de números 12 e 15, e à Lua o de número 18 (Fig. 4, à esquerda). E o evento pode ter ligações com significados de um, ou dos dois Arcanos, vinculados a Marte ou a Saturno.

  • 13+16=29; 2+9=11, número do Arcano A Força, elemento associado a Marte.
  • 12+15=27; 2+7=9, número do Arcano O Ermitão, associado a Saturno.
  • 18; 1+8=9. A repetição (ciclos lunares), fundamental no processo de aquisição de conhecimento e de experiência (Saturno), no transcorrer (Tempo) da Vida. 

19 - Os eventos se realizam mais facilmente quando, em datas próximas às obtidas nas profecções, também ocorrem trânsitos concordantes sobre as posições das cartas de ingresso; quando esses trânsitos ocorrem de forma mais exata em dias (ou horas) próximos aos obtidas por profecções, parece que o evento os aguarda para que se concretize.

20 - É possível que ingressos em signo cardeal de planetas que se exaltam naquele signo (como o importante ingresso do Sol em Áries; de Júpiter em Câncer; de Saturno em Libra; e de Marte em Capricórnio), também devam ser considerados em estudos específicos, que envolvam particularmente esses planetas e signos. Mais adiante há um exemplo com ingresso de Júpiter em Câncer.

Os arcos de profecção



Atalhos de Constelar | Voltar à capa desta edição |

Raul V. Martinez - A chave secreta da Astrologia | Astrologia e Tarot: correlações |
Arcos de Profecção | Personagens da figura enigmática e posições planetárias |
Fernando Fernandes - Latinitude | Eloá Pimentel, a vítima do drama de Santo André |
Raul V. Martinez - Astrometeorologia | Chuvas torrenciais em Santa Catarina |
Fernando Fernandes - Entendendo Santa Catarina | A marca pisciana de Blumenau e Itajaí |

Edições anteriores:

Equipe de Constelar - Presságios 2008 | Constelar libera as gravações de 2008 e abre inscrições para Presságios 2009 |
Valeria Bustamante - Balanço das previsões para 2008 | O que Plutão tem a nos dizer sobre o aquecimento global |
Carlos Hollanda - Balanço das previsões para 2008 | A impotência de George W. Bush |
Dimitri Camiloto - Balanço das previsões para 2008 | A fragilidade do Estado vem à tona no final de 2008 |
Vanessa Tuleski - Simbolismo astrológico no cinema | I can't get no satisfaction |


Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão os avisos de atualização do site!
2013, Terra do Juremá Comunicação Ltda. Direitos autorais protegidos.
Reprodução proibida sem autorização dos autores.
Constelar Home Mapas do Brasil Tambores de América Escola Astroletiva